No ano de 2000, ou 2001 não me lembro ao certo, estava eu escutando na Rádio Cultura FM um programa chamdo Mapa Mundi, e neste dia foi falado sobre um canto gutural cujo o nome é Khommei, que se pronuncia Rumei, originário de uma repúblia da Rússia chamada Tuva, que fica próximo a Mongólia. Bom, fiquei super curiosa para saber mais sobre este tipo de canto, que podemos dizer, ser um canto dos harmônicos (" é o canto de dois ou mais sons em simultâneo por uma única pessoa, que ao manipular os espaços da cavidade bucal ressalta os harmónicos da própria voz" - Wikipédia Canto Difônico), é incrível pois a voz humana é monódica, até então isto só poderia acontecer com mais de uma voz (pessoa), ou somente nos instrumentos... Então, eu havia apenas anotado o nome do canto, porém anotei errado, porque escrevi na forma que ouvi ou seja, como se fala, e por isso nunca achei... Até que hoje por um acaso vi um programa sobre a Sibéria, e, Voilá, lembrei de Tuva e do canto gutural!! Depois de tantos anos pude enfim pesquisar sobre está proesa que estes moradores de Tuva, conseguem realizar com suas gargantas.
O khoomei é um termo de Tuva para este tipo de canto, gerelmente eles tentam imitar sons da natureza através da voz. A região de Tuva é bastante aberta e o som pode chegar longe, facilitando o efeito desejado deste som. É incrível que com está técnica somente uma pessaa possa fazer até mais de 2 linhas vocais simultâneamente, haja garganta!!!
Para você que curte o gutural do Metal, vale a pena pesquisar mais sobre este tipo de canto, pois garanto que temos muito à aprender.
O vídeo abaixo é de um famoso grupo tuvano chamado Huun-Huur-Tu que significa raios de Sol, deu pra perceber que eles são bem ligados a natureza, bom, isto tudo é fruto de sua cultura e religião.
Nenhum comentário:
Postar um comentário